SPACE INVADERS (1980, Atari 2600)


Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar de killer apps – aqueles games ou programas que, sozinhos, fazem “decolar” um aparelho ou um videogame. Halo foi o killer app do primeiro Xbox, Tetris foi o killer app do Game Boy original, Wii Sports foi o killer app do Wii e GTA 3 foi o killer app do Playstation 2. Mas qual foi o primeiríssimo killer app da história dos videogames?

A resposta é: um jogo de tiro, surgido no Japão, que se tornou o maior sucesso dos arcades em sua época e que, convertido para o Atari 2600, foi responsável pelas vendas do console QUADRUPLICAREM. O nome desse game? Space Invaders, lançado em 1978 pela Taito e convertido em 1980 para o Atari.

Space Invaders no original dos arcades.

.

Além de ter sido o primeiro killer app da história dos games, Space Invaders foi também a primeira conversão licenciada de um jogo de arcade para um videogame doméstico. Do dia pra noite, o Atari virava um sonho de consumo: você podia ter, no conforto de sua casa, o game mais quente dos fliperamas da época – e ainda por cima jogá-lo até não poder mais, sem gastar uma fortuna em fichas. Quem poderia resistir a ter um arcade na sala de estar?

Space Invaders na versão do Atari.

.

A versão de Space Invaders do Atari 2600 não era apenas uma adaptação do grande hit do momento: ela podia, ainda, se gabar de não ficar devendo praticamente nada para o game original. Apesar das limitações técnicas do hardware do console, em 1980 ele ainda dava conta de transformar qualquer game de arcade em versões domésticas bem decentes. Ao contrário do que aconteceu alguns anos depois com Pac Man, a versão doméstica de Space Invaders agradou todo mundo e convenceu os consumidores de que o Atari 2600 era um brinquedinho que valia à pena ter em casa.

Em termos de mecânica, Space Invaders é tão pioneiro quanto simplório: fileiras de naves alienígenas estão invadindo a Terra, e o jogador conta com um canhão para derrubá-las. Se alguma dessas naves aterrisar, o jogo acaba. Como os aliens não negam sua personalidade hostil, eles aproveitam para também atirar no seu canhão. Felizmente, o jogador conta com a proteção de três “barreiras” para proteger-se dos tiros inimigos. De vez em quando, uma nave-mãe alienígena sobrevoa a parte superior da tela, e destruí-la representa pontos extras.

O resto da história todos nós conhecemos: após Space Invaders, estava criado e popularizado o gênero shot’em up, e muitos clones foram surgindo ao longo dos anos, como Galaxian, Galaga, Megamania e outros. Depois surgiriam shot’em ups com scroll (ou seja, que não estavam presos a telas fixas), como Zanac, Terra Cresta e Raiden, além de shot’em ups “laterais” ou “horizontais”, como o pioneiro Defender (1981), a popular série Gradius (Nemesis) da Konami, R-Type e tantos outros.

A minha experiência pessoal com o Space Invaders do Atari passou longe dos seus anos de ouro, afinal eu nem era ainda nascido em 1980! Foi só quando ganhei meu Atari, em 1987, que derrubar naves alienígenas passou a fazer parte da minha rotina. Naquela época, o jogo já era relativamente velho, mas nada disso era do meu conhecimento e nem me importava. O que interessava era entrar no mundo maravilhoso dos videogames, ainda que o Atari já estivesse totalmente ultrapassado nessa época, principalmente no mercado de países mais desenvolvidos.

Depois de Space Invaders, o espaço nunca mais foi um lugar seguro. Sorte a nossa!

3 pensamentos sobre “SPACE INVADERS (1980, Atari 2600)

  1. Pingback: A arte e filosofia no video game – Nihil Lemos

  2. MUITO LEGAL . JOGUEI MUITO EM MINHA INFANCIA. MAS DEPOIS ME DESFIZ DO ATARI.
    PRA MINHA SURPRESA ONDE MORO, CONSEGUI COMPRAR UM ATARI, NOVINHO (PASMEM), NEM EU ACREDITEI.
    AGORA ESTOU RESGATANDO NOVAMENTE ESSE MÁGICO MOMENTO DE JOGÁ-LO.
    JÁ CONSEGUI VÁRIOS CARTUCHOS , O MEU FAVORITO, SPACE INVADERS. VALEU PELA MATÉRIA E ABRAÇOS.

Deixe um comentário