CALIFORNIA GAMES (Jogos de Verão) – 1989, Master System

Ahhh, o verão! Sal, sol, calor – época de praia, de garotas de biquini, banhos de mar e esportes, certo? OK, eu sei que exercícios físicos cansam e dão trabalho! Mas não se preocupe: California Games é a resposta para quem quer fazer alguns esportes radicais no litoral sem passar trabalho.


California Games fez bastante sucesso no mundo todo, e no Brasil não foi diferente. A principal razão do sucesso do jogo por aqui se deve ao fato de que o California Games do Master System é uma das melhores versões (senão A melhor) do jogo, e conta também o fato de que o Brasil é tranquilamente o lugar do mundo onde o Master mais fez sucesso. Lançado pela nossa Tec Toy com o título de Jogos de Verão, California Games se tornou um hit do Master e um dos jogos mais lembrados daquela época. No começo dos anos 90, o sucesso do jogo chegou a levar a Tec Toy a lançar uma edição do Master System que vinha acompanhada do “Jogos de Verão”.

Apesar de, no nosso país, California Games sempre ter sido considerado basicamente como “um jogo do Master System”, o game na verdade foi originalmente lançado em 1987 para os microcomputadores Apple II e Commodore 64. A boa receptividade fez com que o jogo fosse convertido para tudo o que era máquina de rodar games da época – Amiga, Atari ST, Lynx, PC-DOS, ZX Spectrum, Nintendo 8-bits, Mega Drive e – pasmem! – até para o já então jurássico Atari 2600. De qualquer forma, existe um certo consenso de que a versão do Master é uma das melhores (para vocês terem uma ideia, ela é geralmente considerada superior à versão do Mega Drive, apesar desta ter gráficos bem melhores).


Um ponto particularmente positivo do California Games do Master System é que essa versão conseguiu capturar, através de seus gráficos e cores, a atmosfera “praiana” que dá alma ao jogo. Outras versões, por vezes em decorrência das limitações de hardware das plataformas, acabaram falhando nesse quesito da ambientação. A qualidade do hardware do Master em relação a outras máquinas de 8-bits falou alto em California Games.


Uma coisa que poucos sabem é que California Games não foi propriamente um título “isolado”, mas sim apenas mais um game numa série de oito títulos esportivos lançados pela desenvolvedora Epyx entre 1984 e 1990. O último destes jogos foi precisamente California Games 2, uma continuação para o mais bem sucedido título da série esportiva da empresa. Apesar disso, a continuação não conseguiu repetir o mesmo sucesso do original.

A mania da Enyx por games de esportes começou em 1984 com Summer Games, e foi provavelmente daí que a Tec Toy “roubou” o nome “Jogos de Verão” para o California Games aqui no Brasil. Fica a dúvida: e se, depois de “Jogos de Verão”, a Tec Toy tivesse lançado Summer Games no Brasil, que nome daria para o game? “Jogos da Califórnia”, para confundir tudo de vez?


California Games consiste em seis modalidades esportivas: HALF PIPE (skate numa rampa), FOOT BAG (um excêntrico jogo de embaixadinhas com uma bolinha de pingue-pongue), SURFING (precisa explicar?), SKATING (patins no calçadão da praia), BMX (bicicross) e FLYING DISK (arremesso de disco). Um grande barato do jogo é que você pode jogar sozinho ou com até oito pessoas, cada uma jogando na sua vez e registrando seu recorde. Além do número de jogadores, também é possível competir em apenas uma modalidade, em várias ou em todas. Em outras palavras, California Games é um ótimo jogo para fazer competições com os amigos.


Apesar da qualidade do jogo (ainda mais se tratando da versão do Master System), não dá pra deixar de observar alguns problemas em California Games. O primeiro deles é o fator frustração. Cada modalidade possui uma jogabilidade específica, com comandos próprios, e às vezes não é fácil (e nada intuitivo) descobrir como dominar cada uma. Eu sei que hoje é muito fácil descobrir tudo isso na internet, mas estou procurando avaliá-lo não pela minha visão de 2011, mas sim pelas impressões que o jogo me causava na época em que eu o jogava com mais habitualidade, ali por volta de 1994/1995. Até hoje eu não consegui compreender direito como funciona o Half Pipe, e nunca consegui fazer um score realmente bom no Surfing, embora sempre tenha sido uma das minhas modalidades favoritas. Mas, depois que vi o videoreview de Winter Games feito pelo Angry Videogame Nerd, creio que uma pitada de má-jogabilidade é uma coisa constante em todos os títulos esportivos da Enyx (embora em California Games a coisa não seja tão grave e frustrante quanto em Winter Games).


A qualidade de cada modalidade específica acaba tornando California Games um jogo bastante irregular. Skating tem gráficos ótimos e talvez a melhor jogabilidade entre todas as modalidades. BMX tem bons gráficos mas a jogabilidade já não é tão boa. Surfing é talvez a modalidade de maior apelo visual, mas a jogabilidade é extremamente limitada e um pouco frustrante. Já Flying Disk e Foot Bag são “paradas” e burocráticas demais, mas pelo menos a jogabilidade é mais intuitiva.


Apesar dos seus defeitos, California Games é um clássico absoluto do Master System, um orguho para a biblioteca de jogos do console (já que sua versão botava as outras no chinelo) e, junto com o clássico Out Run, um dos games “praianos” mais interessantes já feitos até hoje. Você não pode ter um verdadeiro verão retrogamer sem jogá-lo, nem que seja para descobrir que, como diz a letra daquela velha música dos Replicantes, você NÃO SURFA NADA!

“Vai, surfista calhorda!!!”


Peguei três discos em três tentativas! Yeahhh!!!

 

Olha o tubarão dando o ar da graça!

 

Às vezes, ir à praia pode ser muito frustrante.

Adoro essa plaquinha! Onde já se viu praia com URSOS?!?

 

Pegando um tubo. Um raro momento de glória!


Apesar do esforço e dedicação, meu score no surf nunca fica muito melhor do que isso!

.

.

CALIFORNIA GAMES em outras plataformas

Commodore 64

Apple II

ZX Spectrum

MSX

Amstrad CPC

Atari 2600.

PC (DOS)

Nintendo 8-bits

Amiga

Mega Drive


11 pensamentos sobre “CALIFORNIA GAMES (Jogos de Verão) – 1989, Master System

  1. Ótimo jogo. Na época, por volta de 1993, eu já tinha um MegaDrive e havia comprado um adaptador para jogos de Master (só para jogar o Prince of Persia que eu era viciado).
    Um dia minha irmã trouxe este California Games emprestado de um colega, e daí passamos a jogar direto este clássico. As modalidades surf e skate eram as minhas preferidas. Já ela curtia o patins e a “embaixadinha”. Além dos gráficos serem realmente bem praianos, chamo a atenção para a trilha sonora que traz clássicos da surf music dos anos 60 como “Pipeline” (na modalidade surf) e “Louie Louie” (na abertura). Este game foi um dos que marcaram minha adolescência.

  2. Corrigindo: as músicas que rolam no California Games são a “Louie Louie” na abertura e a “Wipe Out” na modalidade surf. Aliás, são daquelas que ficam na cabeça… rs

  3. Que isso adoro Califórnia Games e um jogo incrível com um ar de simplicidade, realmente demorei muito para conseguir ser “o cara” no Surfing, porém até hoje não sei como joga o lançamento de disco.

  4. Mais uma vez, ponto pro Master! Eu gostava mais do BMX e do Surf, me lembro do passarinho que aparecia no final do BMX, quando eu caía da rampa, dava a impressão que ele ficava tirando com a minha cara, kkk.

  5. AH QUE SAUDADE DESSE GAME! Eu comprei o games collection do PS2 e comecei a jogar California Games, que eu jogava quando tinha 7 anos, do MEGADRIVE Bah, hoje tenho 19 anos mas, é ainda emocionante porém mais fácil de jogar kkkk
    Mas ainda não achei o que queria, a TRILHA SONORA! Nome da banda e música original, de cada modalidade e da abertura. Meu, eu já consegui chegar no final do Skating que ela pega um carro vermelho e do BMX ele pula do outro lado da rampa e pega uma moto. Muito bom.

  6. Essa capa do game é interessante em?
    a modelo de Biquini devia se uma gata,poderiam ter mostrado o rosto dela,kkkk.

    Em relação ao game,eu nunca joguei a versão de Master,até tinha ela na Locadora que eu alugava mais nunca me interessei(que vacilo),jogava mesmo a versão de Mega,mas não me lembro de ter Lançamento de discos nela,essa modalidade era só no Master System?

  7. Alguém mais tem dicas sobre as músicas da trilha? Adorei escutar as versões originais da abertura e do surf. Tenho impressão de que não são as únicas músicas do jogo que têm versões assim. A do BMX, por exemplo, me lembra muito a do seriado antigo do Batman.
    Outra coisa que me intrigava eram uns eventos aleatórios, tipo quando às vezes no Skating acontecia um terremoto. Alguém se lembra disso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s