THE SECRET OF MONKEY ISLAND – Special Edition (2009)

Em 1994, meus pais compraram um PC 386 SX/33Mhz, com 2 megas (não gigas, MEGAS) de RAM. Era uma máquina que hoje, seria digna de ser exibida num museu. Na época, embora longe de ser um “topo de linha”, era um bichinho de respeito. Naqueles tempos, ter um PC em casa era incomparavelmente mais caro e menos comum do que é hoje. E, para vocês terem ideia, o computador não tinha nem placa de som e nem drive de CD-ROM (para ter essas coisas, era preciso na época comprar um dos chamados “kit multimídia”, que custavam o equivalente atual de algo em torno de R$ 1.000,00).

Esse era mais ou menos o típico PC dos idos de 1994.

Embora eu naturalmente já conhecesse uma série de games de PC, esse 386 foi a minha porta de entrada para o mundo dos jogos desta plataforma. Naqueles tempos, um dos gêneros que mais faziam sucesso nos PCs eram os adventures gráficos da Lucas Arts. E, dentre as várias pérolas do estilo que essa empresa criou, há dois títulos que foram verdadeiros “arrasa-quarteirões” naqueles dias: THE SECRET OF MONKEY ISLAND e sua continuação, MONKEY ISLAND 2 – LECHUCK’S REVENGE.

The Secret of Monkey Island foi lançado em 1990, originalmente para o microcomputador Amiga, e logo se tornou (e ainda é) um dos games mais reverenciados desta plataforma. Rapidamente o game ganhou versões para outros micros, como Atari ST e IBM PC (rodando no antigo sistema operacional DOS). Originalmente distribuído em disquetes, o jogo teve uma versão em CD-ROM lançada em 1992 para PCs (e para o Sega-CD, em 1993), com significativas melhorias na parte sonora. Ainda antes disso, o jogo passou por um update gráfico, tendo versões (ainda em disquete) adaptadas para VGA, o que dava ao jogo um visual bem melhor que o formato de cores EGA original.


O jogo se passa na ilha caribenha de Mêlée, onde um desastrado jovem chamado Guybrush Threepwood deseja tornar-se um pirata. Ele então procura os líderes piratas da ilha, que apresentam a ele três desafios que o jovem deverá superar a fim de se tornar uma pirata: derrotar Carla, a espadachim-mestre da ilha; roubar uma estátua na mansão da Governadora e encontrar um tesouro enterrado. No meio dessas aventuras, Threepwood irá cruzar com um terrível segredo que aterroriza a ilha: o fantasma do terrível pirata LeChuck e sua tripulação de espíritos malignos.

No final de 1991 foi lançada a continuação Monkey Island 2, que chamava a atenção principalmente por ser visualmente muito mais bonita do que o jogo original, com gráficos que faziam babar naquela época. É sem dúvida uma das melhores continuações da história dos videogames, e eu até hoje o considero melhor e mais legal do que o primeiro jogo (embora a minha opinião neste particular seja suspeita, pois eu conheci Monkey Island 2 antes do primeiro).


Mas a principal razão de eu estar falando sobre os dois primeiros Monkey Island aqui é a seguinte: em 2009, foram lançadas as SPECIAL EDITIONS de The Secret of Monkey Island e Monkey Island 2 (para Windows, Xbox 360, PS3, iPhone, iPod Touch e iPad). E o que essas versões oferecem em termos de melhorias não é pouca coisa. Primeiro de tudo, as novas edições especiais tiveram seus diálogos inteiramente dublados (os games originais, apesar das trilhas sonoras, não tinham vozes, apenas diálogos textuais). Segundo, os novos remakes apresentam gráficos redesenhados, em alta definição. Terceiro, contam com um mecanismo de “dicas” para que o jogador não fique preso nos puzzles mais complicados. Quarto, são 100% compatíveis com Windows Vista e Windows 7. Quinto (e melhor de tudo para os retrogamers), oferecem ao jogador o recurso de voltar para o visual original dos antigos games, apenas apertando uma tecla a qualquer momento do jogo.


Se você ficou babando com esses games (como foi o meu caso), aqui vai a boa notícia: o serviço de downloads Steam (http://store.steampowered.com/sub/6183) está vendendo os dois primeiros Monkey Island, ambos em suas edições especiais que eu descrevi acima, por U$ 14.99. Sim, os dois games JUNTOS, em suas novas versões, por menos de quinze dólares (R$ 25,33 na cotação de hoje da moeda americana). Que barbada, hein? Eu já garanti o meu por lá …

Um pensamento sobre “THE SECRET OF MONKEY ISLAND – Special Edition (2009)

  1. Fantástico!!! Adorava esse adventures. Monkey Island, Day of the Tentacle, Indiana Jones Fate of Atlantis, Maniac Mansion, The Dig, Full Throttle, etc… Putz, nostalgia total!!!! Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s