TOP 20 DO GAME BOY ADVANCE – Parte 1

Entre 2004 e 2008, fui o feliz proprietário de um Game Boy Advance. Não que eu tenha vendido-o depois disso, mas na prática aposentei o bichinho depois que comprei o PSP e o Nintendo DS, os dois videogames portáteis que atualmente dominam a cena. Mas até hoje considero o GBA o mais divertido e impressionante portátil que já tive, e então resolvi fazer uma pequena homenagem àqueles que considero os melhores games da biblioteca do console, apesar de a plataforma ser relativamente recente (o GBA foi lançado em 2001) na comparação com as velharias que normalmente relembramos aqui no Cemetery Games.

Essa lista não leva em consideração sucesso comercial ou respaldo da crítica, nem se preocupa em divisões por gêneros e estilos, e tampouco está estruturada em qualquer tipo de ordem “do pior para o melhor” ou vice-versa. São simplesmente os 20 jogos do Game Boy Advance que foram mais marcantes, divertidos e impressionantes na minha experiência pessoal – e que, para mim, justificaram plenamente a compra do console. Vamos à lista:

.

.

TONY HAWK’S PRO SKATER 2 (2001)

Foi provavelmente o primeiro título do GBA que joguei, e o primeiro que me conquistou. Claro, era bem mais simples do que a famosa versão do Playstation, mas era uma adaptação sensacional que capturava o espírito do game original com fidelidade.  A transposição dos gráficos 3D para o visual isométrico funcionou muito bem. No começo, eu era um “pereba”, mas joguei tanto esse game que, quando comecei a deixá-lo de lado, eu já era um mestre na arte de fazer manobras radicais comparável ao próprio Tony Hawk. Claro que Hawk é bom nisso na vida real, enquanto que eu só consegui andar de skate na tela do GBA, mas isso é mero detalhe.

.

.

STAR WARS EPISODE III – REVENGE OF THE SITH (2005)

Vários games legais foram lançados com base neste último filme da “trilogia prequel” de Star Wars. Lembro que a versão do Playstation 2 era bem divertida. Mas essa adaptação para o GBA se destacava pelos gráficos bonitos e pelo visual “desenho animado”, que lhe dava uma personalidade única. Além do visual caprichado, o game era divertido, tinha boa jogabilidade e seguia o roteiro do filme de maneira fidedigna. É ação/aventura plataforma 2D no seu melhor.

.

.

CASTLEVANIA – ARIA OF SORROW (2003)

Durante os anos de ouro do Game Boy Advance, não houve nenhum console em que a franquia Castlevania tenha rendido frutos tão bons quanto no portátil da Nintendo. Enquanto que a série padecia nos consoles “grandes” com games de qualidade questionável, no GBA a série já chegou arrebentando com o aclamado Circle of the Moon, agradou geral com o ótimo Harmony of Dissonance e então atingiu o seu ápice absoluto com o terceiro e último Castlevania do GBA, este excepcional Aria of Sorrow. Dificuldade descabelante, gráficos excelentes, muita atmosfera, chefões monstruosos e épicos, um bom roteiro … mal dá pra acreditar que isso tudo se apresentava na forma de um joguinho portátil. Todos os três jogos da série lançados pro GBA são muito bons, mas esse aqui é claramente o melhor. Imperdível.

.

.

GUNSTAR SUPER HEROES (2005)

Gunstar Heroes (1993) é lembrado até hoje como um dos melhores jogos de ação do saudoso Mega Drive, e durante anos os fãs do game choraram e rezaram por uma continuação. Bom, em 2005 finalmente as preces foram atendidas e a continuação do clássico foi lançada para o GBA. O resultado é um dos melhores games de ação 2D da década e um dos melhores games entre todos lançados para o console. Pra quem gosta de ação “old school” e tiroteio insano, esse jogo é uma verdadeira festa!

.

.

DOUBLE DRAGON ADVANCE (2003)

Lembrado eternamente como o game que consolidou o sucesso dos games do estilo beat’em up nos anos 80, Double Dragon teve versões para tudo o que é máquina de rodar jogo: NES, Master System, Game Boy clássico, Mega Drive, etc. Bem, esqueça todas elas. Nem o original dos arcades é comparável com esse Double Dragon Advance, que é simplesmente a melhor versão de Double Dragon já feita até hoje – sim, melhor até que no arcade! Os gráficos e a jogabilidade estão mais caprichados do que nunca, e ainda tem o divertidíssimo modo de jogo 2 players, conectando dois GBAs. Como se não bastasse, ainda tem golpes novos e quatro fases inéditas. Esse game é uma aula sobre como fazer um remake de forma competente, e uma diversão imperdível para os fãs de velhos beat’em ups.

CONTINUA …

3 pensamentos sobre “TOP 20 DO GAME BOY ADVANCE – Parte 1

  1. O GBA foi o portátil que eu acompanhei com maior dedicação. Claro que como bom brasileiro, foi através de emuladores que eu joguei muito jogos.

    Desde os primeiros emuladores que não rodavam nada até o perfeito Visual Boy Advanced. O meu computador não passava de 60% com o frameskip no máximo. Mesmo assim joguei os 3 Castlevania, Shinning Soul, Lunar Legend e mais um penca de jogos. Era quase como acompanhar os lançamentos.

    Adoro o GBA!

    Arrasou no Top!
    Aguardando as próximas partes.

  2. Cara, nunca tive um GBA, mas joguei MUITA coisa dele no PC graças ao excelente emulador dele (VisualBoyAdvanced).

    Desses que você postou, o Aria of Sorrow e o Double Dragon realmente matam a pau no GBA, dois jogos que sempre rejogo, ficaram excelentes no portátil.

    Os outros eu joguei bem pouco, inclusive o Gunstar Super Heroes, preciso arrumar um tempinho pra jogá-lo com calma.

    To no aguardo das próximas partes.

  3. Esses são os 14 melhores jodos de GBA que eu já joguei

    1°:Pokemon Ruby
    2°:Pokemon Emerald
    3°:Splinter Cell
    4°:Golden Sun 2 – The Lost Age
    5°:Army Men Advance
    6°Baldurs Gate – Dark Alliance
    7°:Dogz 2
    8°:Dogz
    9°:Army Men Advance 2 Turf Wars
    10°:Brother Bear
    11°:James Bond 007 – Everything or Nothing
    12°:Army Men Advance Operation Green
    13°:Fire Emblem 8 – The Sacred Stones
    14°:Golden Sun

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s