SUPER CASTLEVANIA IV (1991, Super Nes)

retroween3

Ainda em clima de Halloween, o CEMETERY GAMES hoje destaca um dos games de terror mais legais de uma das séries de videogames de horror mais legais de todos os tempos: SUPER CASTLEVANIA IV, lançado pela Konami em 1991 para o Super Nintendo.

O título parece sugerir que o game é uma continuação direta de CASTLEVANIA III – DRACULA’S CURSE do Nintendo 8-bits, correto? Bem, a resposta é … NÃO! Na verdade, o game só tem esse nome acompanhado do “IV” no Ocidente. O título japonês original é Akumajō Dracula, o mesmo nome do primeiro game da série, lançado em 1987 para o NES. E isso se deve ao fato de que, quanto à narrativa, o game é um remake do primeiro jogo, contando a mesma história do primeiro CASTLEVANIA, ou seja, a primeira batalha entre o herói Simon Belmont e o terrível Conde Drácula. Mas, ao mesmo tempo em que é um “remake”, o jogo também é uma espécie de “expansão” da história do primeiro game, já que as seis fases do original viraram onze fases em Super Castlevania IV. Estas novas ambientações mostram o percurso de Belmont até o castelo de Dracula (no game original, o herói já começava no castelo).

946.2
Mas as semelhanças entre o primeiro Castlevania e este Super Castlevania IV terminam por aí. Os quatro anos de distância entre um jogo e outro e a imensa superioridade técnica do Super NES em relação ao Nintendo 8-bits permitiram que a Konami apresentasse ao mundo um game incomparavelmente superior, com gráficos, música e jogabilidade elevados a um patamar de qualidade nunca antes visto na série.

No quesito gráficos, chamava a atenção o tamanho dos personagens, a riqueza da paleta de cores, o nível de detalhe nos cenários e a beleza da ambientação gótica das fases. No quesito jogabilidade, o game surpreendia por possibilitar o uso do chicote em oito direções diferentes, o que contribuía para que Simon Belmont se apresentasse mais ágil e eficiente do que nunca na hora de encarar as hordas do mal. No quesito música, o jogo era uma verdadeira destruição, contando com uma trilha sonora hipnotizante, dark e inspiradíssima, digna de merecer um lançamento próprio em CD.

castlevania-wall
Super Castlevania IV ficou na 66ª posição na lista dos 200 melhores games já lançados para qualquer videogame da Nintendo, em uma lista feita pela revista norte-americana Nintendo Power. É, o game é assim bom mesmo!

E vamos acompanhar Simon Belmont em sua incursão pelo castelo bem-assombrado do vampiro mais famoso dos videogames …

th_image12Tela de abertura.

th_image15

Simon Belmont encarando o longo caminho que leva ao castelo de Dracula.

th_image16

Primeira tela do jogo. Lugar agradável para um passeio noturno, não?

th_image17

Entrando na propriedade do Senhor do Mal!

th_image18

As plantas que sobem pelas grades são um exemplo do nível inédito de detalhes na série.

th_image25

O chicote pode ser utilizado para ataque em todas as direções, o que representou uma grande melhoria em relação aos títulos anteriores.

th_image26

Simon bancando o Indiana Jones.

th_image28

O Quintal de Drácula …

th_image30

O primeiro chefão é um esqueleto de cavaleiro montado num esqueleto de cavalo. Mas não se assuste, o cara é coxinha de derrotar!

th_image32

Derrotado o chefão, Belmont recebe uma orbe mística, o que já era tradição na série.

th_image33

Ao final de cada fase, um pequeno mapa mostra o avanço de Simon Belmont.

th_image35

Drácula tem um cemitério particular em sua propriedade. Gótico, hein? As redondezas do castelo do vilão mais parecem uma Disneylândia dos Horrores.

th_image36

Um pequeno declive.

th_image39

Um pântano básico.

th_image42

Mais um chefão, ou melhor, chefona: uma Medusa.

th_image44

Um pequeno riacho aponta o caminho de Belmont nessa fase.

th_image48

O caminho das águas acaba levando Simon para um complexo de cavernas subterrâneas.

th_image51

Saindo das cavernas, Simon passa por salas repletas de pequenas cachoeiras.

th_image54

As argolas-morceguinhos indicam o momento em que Simon precisa usar o chicote para dar uma de Tarzan …

th_image57

Aqui, Belmont segue por pequenas pontes de pedra, e é atacado pelos homens-anfíbios, figurinhas tradicionais da série Castlevania. A aventura ainda vai longe, mas o nosso review fica por aqui! Boa sorte com esse clássico dos games de horror, amigos retrogamers!

11 pensamentos sobre “SUPER CASTLEVANIA IV (1991, Super Nes)

  1. Pingback: Gagá Games » Retroween: a farra no Gagá Games foi boa…

  2. Pingback: Gagá Games » Retroween: Panorama Cotton

  3. Pingback: Especial Retroween no Retroplayers apresenta SPLATTERHOUSE - Retroplayers

  4. Pingback: É RETROWEEN TAMBÉM NO RETROPLAYERS! - Retroplayers

  5. Pingback: Retroween - Jogos divertidamente assustadores para esse dia das bruxas | Retrobits

  6. Pingback: Gagá Games » Retroween: Retrogames para jogar no Dia das Bruxas!

  7. classico, jogo ate hoje no meu NES, fez parte da minha infancia, trilha sonora espetacular nao se escuta mais nos games de hoje. Valeu!

  8. FICOU EM QUE POSIÇÃO ??? 66 ??? ISSO SÓ PODE SER UMA PIADA!!! E DE MUITO MAU GOSTO. SUPER CASTLEVANIA IV, NA MINHA OPINIÃO É O SEGUNDO MELHOR JOGO DO S.NINTENDO. SÓ PERDE PARA S.MARIO WORLD QUE É INIGUALAVEL!!! SUPER CASTLEVANIA IV É UMA OBRA DE ARTE TRADUZIDA POR UMA TRILHA SONORA SIMPLESMENTE ESPETACULAR!!! UMA TRILHA SONORA MAGNIFICA QUE NÃO SE FAZ MAIS NOS DIAS DE HOJE. NA MINHA OPINIÃO, A MELHOR TRILHA SONORA DO SNES E UMA DAS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS. A SUA JOGABILIDADE É SIMPLESMENTE PERFEITA E A SUA HISTÓRIA, UMA DAS MELHORES DO VIDEO GAME TAMBEM. É EXCELENTE TAMBEM EM GRAFICOS, REALISMO E PRODUZIDO POR UMA DAS MAIORES EMPRESAS DA AREA DOS GAMES (KONAMI). O TERCEIRO MELHOR É DONKEY KONG COUNTRY.

  9. OS MELHORES JOGOS DO SUPER NINTENDO SÃO:

    ( 1 ) = SUPER MARIO WORLD — ( ABSOLUTO, ÚNICO, INIGUALAVEL!!! )
    ( 2 ) = SUPER CASTLEVANIA IV — ( UMA OBRA DE ARTE!!! )
    ( 3 ) = DONKEY KONG COUNTRY — ( FANTASTICO!!! )

    (OBS)= SUPER CASTLEVANIA IV, É UMA OBRA PRIMA TRADUZIDA POR UMA TRILHA SONORA SIMPLESMENTE ESPETACULAR!!! UMA DAS MELHORES TRILHAS SONORAS DE TODOS OS TEMPOS NA HISTÓRIA DOS GAMES!!! É EXCELENTE EM TODOS OS QUESITOS COMO SOM, GRAFICOS, REALISMO, JOGABILIDADE, HISTÓRIA E ETC… E ETC… E ETC…

    (OBS:)= SUPER CASTLEVANIA IV NÃO É UM JOGO, É UMA OBRA DE ARTE!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s