SPACE CAVERN (1982, Atari 2600)

Quando eu era criança, ali por volta de 1991, fui na locadora pegar algum jogo para o glorioso Atari que eu tinha em casa e escolhi esse Space Cavern, que tinha essa capa legal aí embaixo, com um astronauta atirando num bicho sinistro saído de uma caverna em outro planeta.

Space Cavern

Na época, não gostei muito do joguinho. Acho que ele não me entreteu por mais do que uns dez ou quinze minutos. É compreensível. Naquela época, o Atari já era bem velhinho e eu estava mais interessado em games com “início, meio e fim”. Space Cavern, por sua vez, é o típico game de Atari, no qual a única coisa que o jogador pode fazer é tentar marcar mais e mais pontos, já que a mecânica do jogo é sempre a mesma, numa tela única.

Space Cavern 01

Hoje, percebo que fui um pouco injusto com Space Cavern. O jogo é um excelente “arcade game” para a época. É simples pra caramba, pois a moral é basicamente atirar em tudo o que se mexe até perder todas as vidas. Mas alguns dos melhores jogos daquela época, como Space Invaders e Galaga, funcionavam exatamente assim.

Dá pra dizer que Space Cavern é basicamente um shot’em up, nos moldes do clássico Space Invaders. O jogador controla um astronauta dentro de uma caverna em outro planeta, e uma série de monstruosidades alienígenas chamadas Electrosauri ficam surgindo na parte superior da tela, atacando o protagonista com disparos de energia. Só que, além de matar esses cretinos, o pobre astronauta é também atacado por rápidas criaturas que eventualmente singram a tela na horizontal. Em outras palavras, Space Cavern é um shot’em up com ataques na vertical e na horizontal.

O game foi lançado pela Apollo em 1982. Trata-se da mesma empresa que lançou Lost Luggage (também para o Atari), um joguinho que eu curto, no qual o jogador precisa recuperar suas bagagens num aeroporto caótico. No entanto, o título mais bem sucedido da empresa para o Atari 2600 foi Spacechase, também de 1982, e que igualmente é um shot’em up. É um bom joguinho, mas entre os dois eu ainda prefiro Space Cavern.

O jogo pode ser simples, mas a história que o manual apresentava era uma coisa simplesmente rocambolesca! Veja só: “Você está no comando de um cruzado estelar intergaláctico Mark XIV em um quadrante não mapeado do espaço sideral. Você aterrisa em um misterioso planeta atravessado por um labirinto subterrâneo de túneis e cavernas, habitadas pelos selvagens Electrosauri, cujas antenas geram cargas eletromoleculares capazes de desintegrar você e sua tripulação. Sua pistola de fótons é ativada pressionando o botão de tiro do joystick. Os olhos iridescentes dos Electrosauri iluminam as paredes das cavernas com assustadores flashes enquanto eles perseguem você, com suas antenas piscando e ressonando. Se uma única descarga de energia eletromolecular atingir você, seu esqueleto irá brilhar dentro do seu corpo enquanto os componentes biomoleculares de seu organismo são desintegrados“.

Bem, o que dizer sobre isso senão … UAU!!!

Space Cavern 02

Você teria coragem de ser acertado pelos alienígenas depois desse TERROR todo que foi descrito no manual?

Space Cavern 03

Quando você mata um dos monstros, ele vira um fantasminha parecido com o Wilson, aquele amigo imaginário do Tom Hanks no filme do náufrago, lembra?

Wilson_The_Volleyball

Ah, sério, vai dizer que não são parecidos?!?

Space Cavern 04

Olha que MIMO esse bichão cheio de dentes que tenta pegar você de surpresa pelas laterais. Para atirar no sentido horizontal, o negócio não é no botão de tiro, mas sim no direcional pra cima (atirar para a esquerda) e direcional para baixo (atirar para direita). É isso aí mesmo, um shot’em up em que é preciso atirar para os lados também! Quer moleza?!?

Um pensamento sobre “SPACE CAVERN (1982, Atari 2600)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s