WAVERACE 64 (1996, Nintendo 64)

Wavarace17

Uau, parece até bizarro colocar um game de Nintendo 64 num blog dedicado a games antigos. Mas a realidade é essa, pessoal: estamos em 2009 e Waverace 64 já é um oldgame, lançado há respeitáveis treze anos atrás!

Wavarace01

Waverace 64 foi um dos primeiros games lançados para o N64, o então novo e poderoso console da Nintendo. O jogo saiu em 1996 e era um ARREGAÇO tecnológico. Subitamente, um público criado com jogos bidimensionais no Mega Drive e no Super Nes se via diante de um game de corridas de jet-ski 3D, com gráficos poligonais, água realista, ondas influenciando na física dos competidores, efeitos de luz e outras demonstrações absurdas de poder.

Wavarace00

Os gráficos de Waverace eram simplesmente de BABAR. Lembro que, quando vi o game na época, cheguei a sentir SEDE ao ver o realismo daquela água clarinha e cristalina das pistas. Sem dúvida, o game ficou na história como um dos títulos que melhor exploraram o grande potencial do N64.

Waverace possui os seguintes modos de jogo:

– CHAMPIONSHIP: a disputa de campeonato, com o jogador tendo que buscar a vitória numa série de corridas em diferentes localidades;

– WARM UP: treino livre, com o jogador podendo passear e treinar manobras numa pista específica para isso, chamada Dolphin Park;

– TIME TRIALS: competição de melhores tempos em cada pista;

– STUNT MODE: uma modalidade exclusiva para a prática de manobras radicais de exibição;

– 2P VS: corrida entre dois jogadores, com a tela dividida.

O game conta com oito pistas no total: Sunny Beach, Sunset Bay, Drake Lake, Marine Fortress, Port Blue, Twilight City, Glacier Coast e Southern Island. As quatro primeiras encontram-se liberadas desde o começo, enquanto que as quatro últimas são liberadas dependendo das vitórias do jogador nos modos de dificuldade mais elevados.

O jogador pode escolher, ainda, entre quatro diferentes pilotos, que podem ser personalizados.

Wavarace02

Um lance característico de Wavarace é que o objetivo das corridas não é apenas ultrapassar os adversários, mas também contornar corretamente uma série de bóias luminosas – amarelas e vermelhas – espalhadas pelas pistas. Contornar cada uma pelo lado correto aumenta a potência do seu motor, enquanto que o contrário reduz sua velocidade. Se o número de bóias perdidas for maior que o limite, o jogador é eliminado da corrida.

Outra coisa que não dá pra deixar de elogiar no jogo é a excelente trilha sonora, que fecha perfeitamente com o visual de cada pista e contribui tremendamente para a experiência empolgante gerada pelo game.

É claro que a fantástica experiência visual de Waverace não é mais a mesma. O visual envelheceu consideravelmente, como não poderia deixar de ser. Os corredores, por exemplo, parecem um tanto “quadradões” para os padrões atuais. Mas o visual do game no geral envelheceu bem, e os gráficos continuam agradáveis, sem comprometer o conjunto.

Wavarace04

A primeira pista do game é a ensolarada e tranquila Sunny Beach.

Wavarace05

Os efeitos de física envolvendo as ondas e o jet-ski eram absolutamente revolucionários para a época.

Wavarace07

A água clarinha de Sunny Beach dá lugar para o tom laranja de Sunset Bay, a segunda pista. Na foto, o corredor está “voando” depois de pegar impulso numa rampa.

Wavarace08

Repare nos efeitos de luz, com o sol de fim de tarde ofuscando o jogador. Um arraso!

Wavarace11

A água calma e cristalina da pista Drake Lake mostrava a variedade dos cenários.

Wavarace12

Apesar da ambientação calma e bucólica e da ausência de ondas, a pista Drake Lake tem seus desafios.

Wavarace14

Na pista Marine Fortress, não tem moleza. Aqui, o jogador encara um mar agitado e águas repletas de entulhos, passando por formações rochosas e contornando instalações militares.

Wavarace16

Na pista Marine Fortress, o lindo céu azul de outras pistas dá lugar a um horizonte nublado.


Enfim, Wavarace 64 é um dos grandes jogos da 5ª geração de consoles, e vale à pena revisitá-lo – ou, para o pessoal mais novo, conhecê-lo. A jogabilidade é fácil de pegar e o jogo é bem divertido e viciante, atirando o jogador rapidamente na ação, sem necessidade de muito treino e sem maiores customizações, complicações, realismos, etc. É um game direto, estilo “arcade”, voltado para a ação rápida e com corridas rápidas e dinâmicas. Divertido e sem frescuras, portanto, coisas que às vezes fazem falta em muitos games atuais.

Wavarace15

Wavarace16

2 pensamentos sobre “WAVERACE 64 (1996, Nintendo 64)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s