The Terminator (Super Nes, 1993)

Antes de mais nada, quero pedir desculpas aos leitores do Cemetery Games por resenhar um game tão ruim quanto esse. Mas lembrem-se: este é um blog de games antigos, e não necessariamente de games bons.

Prometo que, em breve, o blog resenhará games da série Terminator dignos de serem jogados ainda hoje. Mas hoje, infelizmente, vamos começar com essa tragédia aqui.

Essa bomba é a adaptação para Super Nintendo do clássico filme oitentista estrelado por Arnorld Schwarzenneger. Sim, é MAIS UM game ruim baseado em filme dele. Parece até obsessão …

terminator01

A história do game é a mesma do filme, mas você deduz isso pelos cenários e andamento do jogo, já que não há nenhuma história contada durante o game. Você corre e atira e era isso. Tem muito game que segue essa fórmula simples e é excelente, mas não é o caso dessa “lindeza” aqui.

Vamos falar um pouco dos gráficos. Só o que se pode dizer é: isso não é visual pra videogame de 16-bits! O game parece joguinho de Game Boy clássico. Os personagens são mal desenhados, o cenário é quase invisível de tão escuro e as cores são escassas. Para você ter uma idéia, “Robocop vs Terminator“, do MASTER SYSTEM, tem gráficos melhores (estou falando sério)!

terminator02

É ou não é uma vergonha?

Só não leva uma nota pior nos gráficos porque a tela de apresentação é bem feita. E só.

Na abertura do jogo, rola uma musiquinha mais ou menos decente. Mas daí começa o jogo e, quando o jogador dá o primeiro tiro, chega a se constranger com o barulhinho da arma, de tão ridículo que é. Da até vergonha de dar tiros porque parece que os Terminators na tela vão começar a rir de você. Já ouvi sons de armas melhores até no Atari.

E a música, é claro, só rola na tela de apresentação. Vai ser econômico assim no inferno, caramba!

Mas e a jogabilidade? Bem, seu soldadinho pula e corre mais ou menos bem, mas tem um hábito bem chatinho: o querido não atira reto para cima! Sério, o imbecil atira nas duas diagonais superiores, mas é incapaz de dar um tiro reto para cima!

Em resumo, se você estiver bem debaixo de um Terminator, ele irá arrebentar os seus miolos à bala e você não poderá fazer nada, nadinha.

terminator-2

Não vou nem comentar o quão ruim é a arminha com a qual o jogador começa. Digo apenas que dá a sensação de estar armado com uma funda.

Uma coisa que é preciso admitir é que o game é bem difícil. Eu não passei da primeira fase. Mas isso é mais mérito da chatice do jogo do que da dificuldade. Duvido que alguém vá se dar o trabalho de tentar chegar até a segunda fase. Se bobear, os desenvolvedores nem fizeram a segunda fase, porque sabiam que ninguém iria se dar o trabalho de tentar passar da primeira.

Enfim, The Terminator do Super Nes é simplesmente um saco: não é nem um pouquinho divertido, não tem nenhum clima, não passa sensação de ação, não empolga e, enfim, não decola mesmo. Podia acabar na tela de apresentação.

É impressionante constatar como um videogame fantástico como o Super Nintendo ganhou adaptações ruins de filmes, feitas por softhouses incompetentes que investiam mais na arte da embalagem do que no desenvolvimento dos jogos. Games como Timecop, Universal Soldier e esse Terminator só mostram que um jogo não se sustenta apenas por ser baseado num filme de sucesso.

É coisa de softhouse medíocre mesmo, não sei como a Nintendo autorizava o lançamento desses games infelizes para o Super Nintendo. Quando as softhouses caprichavam, saiam grandes adaptações de filmes para o Super Nintendo, como Batman Returns da Konami e Super Star Wars, da Lucas Arts.

3 pensamentos sobre “The Terminator (Super Nes, 1993)

  1. “É coisa de softhouse medíocre mesmo, não sei como a Nintendo autorizava o lançamento desses games infelizes para o Super Nintendo.”

    Mesma história do NES, e mais recentemente do Wii.

    Mesmo assim, eu ainda prefiro jogos ver jogos demais (mesmo que a qualidade seja variável), do que de menos. Palavra de usuário de PS3😦

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s